Divulgando este esporte maravilhoso!

Se eu botar efeito e a bola voltar para minha quadra, ponto meu?

O leitor Claudio Vinícius fez esta mesma pergunta nos comentários do post: Quando a bola bate na cadeira do juiz, vale?

Bom vamos então imaginar uma situação: O jogador A durante o jogo aplica uma curtinha com slice próxima a rede, a bola quica na quadra do Jogador B e pega bastante efeito fazendo com que a bola volte para a quadra do jogador A novamente.

Federer gostaria de saber quem deveria ganhar o ponto.

E ai, ponto de quem???

 

Pergunta: E ai? Ponto de quem? Afinal a bola voltou para a quadra! Então é ponto do jogador B, né???

Resposta: Ai ai ai… é do Jogador A! Afinal o Jogador B não rebateu a bola!

 

Explicação:

A regra número 24 do arquivo de Regras de Tenis da Confederação Brasileira de Tenis diz que a bola não pode quicar duas vezes antes de ser rebatida. A partir do momento que a bola retorna sobre a rede, sem ter sido tocada pelo oponente, ele perde a chance de cumprir a regra. Ou seja, o jogador B precisaria bater na bolinha antes dela voltar!

O vídeo abaixo do jogo entre Del Potro e Fernando Gonzales esta jogada acontece e aparentemente o Del Potro apresenta a mesma dúvida para o juiz. Após o vídeo veja as regras que tratam este assunto.

Trechos das regras 24 e 25.

Regra 24 ítem b:

O Jogador perde o ponto se:
item b) O jogador não consegue retornar a bola em jogo antes que ela pique duas vezes consecutivamente;

Regra 25 ítem b:

É um bom retorno se:
b) Após a bola em jogo tocar o solo no lado correto e com efeito voltar sobre a rede, o jogador alcance a bola sobre a rede e joga a bola na quadra correta desde que não quebre a regra 24;

No vídeo a bola quica na quadra de Del Poltro e volta por cima da rede para o lado do Gonzales porém cai fora. Mas isso pouco importa, pois era responsabilidade do Del Poltro tocar a bolinha antes que ela fizesse seu segundo quique.

 

Creative Commons License

2 comments

  1. Rafitácio Campos /

    E se Del Potro desse um pique miserável e pegasse a bola antes do segundo quique, poderia jogar violentamente, na quadra de Gonzales?

    grato pela atenção

Leave a Reply

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

- nice8 - top5