Divulgando este esporte maravilhoso!

ATP x WTA: A força do homem é a principal diferença sobre a mulher???

Acho que a vista grossa todos pensamos que os homens do ATP jogam muito mais que as mulheres do WTA devido a diferença de força. O que aprendi no vídeo do http://tennisoxygen.com foi que a força tem muita influência mas também existe uma enorme diferença técnica.

O vídeo compara todas as fases do golpe entre os principais jogadores ATP e WTA. Como o vídeo é muito longo e não tem legenda, farei um resumo do que foi explicado logo após o vídeo.

 

 

1 – Tamanho do swing

As mulheres preparam o golpe com a raquete sendo escondida atrás do corpo enquanto os homes a deixam próxima a linha do ombro.

Swing ATP x WTA

Swing ATP x WTA

Reparem na figura que Djocovik leva a raquete até mais ou menos a linha do ombro, deixando a raquete visível. Sharapova leva a raquete até atrás de sua cabeça.

2 – Posição da mão não dominante

No ATP os atletas buscam o equilíbrio com a mão esquerda ( para os destros) logo a frente da raquete também mais ou menos na linha do ombro. As mulheres, por levar a raquete muito atrás, posicionam o braço bem a frente para buscar o equilíbrio.

Mão não dominante ATP x WTA

Mão não dominante ATP x WTA

 

3 – Posição da raquete na preparação

Os homens mantem a raquete a frente do corpo ganhando mais velocidade e spin enquanto as mulheres levam a raquete muito atrás da cabeça. Esse diferença influencia muito na velocidade dos golpes.

Posição da raquete no swing ATP x WTA

Posição da raquete no swing ATP x WTA

 

4 – Gerar potência com o punho

No masculino como a preparação é menor com a raquete mais a frente do corpo, o punho funciona como um estilingue sendo bem flexionado apenas no momento do golpe enquanto as mulheres já o flexionam bem antes. Isso faz muita diferença na potência do golpe.

Como essa característica é melhor ver em movimento vejam no vídeo no minuto 12.

5 – Ponto de contato

A grande diferença é que no momento do contato no ATP o punho já está relaxado tornando o golpe mais vertical, enquanto no WTA o punho ainda está bem fixo apenas sendo liberado após o golpe.

Contato ATP x WTA

Contato ATP x WTA

Logo após o golpe você pode notar que a raquete de Federer está inclinada para baixo enquanto no WTA a raquete continua fixa perpendicular ao chão.

6- Terminação

Novamente vemos Federer terminando o movimento bem vertical com a raquete na altura dos ombros enquanto Venus por ter o golpe mais longo, iniciando com o swing lá atrás do corpo, faz um movimento mais circular termindo acima e atrás do ombro.

Follow Through - APT x WTA

Follow Through – APT x WTA

 

Conclusão

O forehand masculino é mais curto, começando mais lateral ao corpo, o punho serve como uma alavanca quando é liberado mais cedo e a terminação é mais baixa próxima ao ombro. Tudo isso faz com que o golpe seja mais rápido, potente e tenha mais spin que o feminino.

No vídeo o autor diz que a única pró que joga como um ATP é a Justin Henin.

 

 

 

 

Creative Commons License

Leave a Reply

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

- nice8 - top5