Divulgando este esporte maravilhoso!

Footwork: Dicas para melhorar suas pernas!

O trabalho das pernas é fundamental no jogo de tênis. Estar bem posicionado para rebater uma bola é um grande diferencial entre os tênistas.

Neste post selecionei alguns treinamentos para melhorar a agilidade, velocidade, força e resistência.

Equilíbrio e coordenação:

É muito bom ter um bom equilíbrio e também o controle dos pés para estar com o centro do corpo sempre bem posicionado, ganhando firmeza para rebater os golpes. O exercício abaixo consiste em colocar duas bolinhas na linha de saque separadas pela linha central do saque. Após isso o atleta deve alternadamente tocar uma bola com cada pé. Quanto mais rápido o atleta conseguir mais preparado ele estará!

 Cruzamento de pernas

O tênis atual  velocidade que um atleta consegue se movimentar lateralmente e verticalmente é determinante para um jogo de rally. Os espanhois tem esta habilidade muito bem trabalhada.

Percebam no exercício que ao atingir o ponto, que simularia o retorno de um golpe, o jogador vai mudar de direção. O primeiro passo é importante para evitar um possível contra-pé.

 

Força e impulsão

Alguns exercícios para aumentar a força na perda melhoram tanto a resistência quando o poder de explosão do atleta. Isso permite atingir uma maior velocidade e aceleração.

 Footwork moderno

Este vídeo selecionei pois demonstra dois tipos de movimentos de perna durante o golpe. Muito bom para fazer um aquecimento e acostumar o corpo do atle.

O primeiro é rebater andando para frente. Após e durante o golpe o corpo vai para frente com um passo. O segundo, ao invés de passo, é um leve saldo para frente.

Creative Commons License

Leave a Reply

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

- nice8 - top5