Divulgando este esporte maravilhoso!

Quando a bola bate na cadeira do juiz, vale?

Estava jogando tenis no clube costa verde, quando meu pai e seus amigos discutiam sobre uma situação um pouco rara no tenis.

Então resolvi dar uma lida nas regras do tenis para esclarecer esta e outras situações menos comuns. A primeira coisa que fiz foi procurar uma fonte realmente segura, então acessei o site da Federação Bahiana de Tenis e encontrei o arquivo: http://www.fbtenis.com.br/docs/regrasFBT.pdf.

A primeira dúvida foi:

Quando a bola bate na cadeira do arbitro e cai dentro, vale?

A resposta simplificada é não, mas vamos ler a regra e resumir em duas situações.

Regra 13

A BOLA TOCA UMA INSTALAÇÃO PERMANENTE (Antiga 23)

Se a bola em jogo toca uma instalação permanente após ter tocado na quadra correta, o jogador que golpeou a bola ganha o ponto. Se a bola em jogo toca uma instalação permanente antes de tocar o solo, o jogador que golpeou a bola perde o ponto.

  • Jogador A rebate uma bola que cai na quadra do Jogador B e em seguida toca na cadeira. Ponto para o Jogador A
  • Jogador A rebate uma bola que toca primeiro na cadeira e depois cair na quadra, é considerado fora! Ponto para o Jogador B

Outra situação muito inusitada, que eu discordo da regra, é quando o jogador arremessa a sua raquete para alcançar a bola e a bola passa. De acordo com a regra 24 letra i isso não vale.

Regra 24.

O JOGADOR PERDE O PONTO (Antiga 18, 19, 20 e 40)

O Jogador perde o ponto se:

  • a) O jogador serve duas faltas consecutivas; ou
  • b) O jogador não consegue retornar a bola em jogo antes que ela pique duas vezes consecutivamente; ou
  • c) O jogador retorna a bola em jogo e ela toca o solo, ou um objeto fora da quadra correta; ou
  • d) O jogador retorna a bola e, antes que ela pique, ela toca uma instalação permanente; ou
  • e) O jogador deliberadamente toca ou apanha a bola em jogo com sua raquete ou deliberadamente toca com sua raquete mais de uma vez na bola; ou
  • f) O jogador ou sua raquete, na sua mão ou não, ou qualquer coisa que ele use ou carregue toque a rede, os postes da rede, os paus de simples, corda ou cabo de metal, faixa ou banda, ou a quadra de seu oponente em qualquer tempo enquanto a bola esteja em jogo; ou
  • g) O jogador golpeia a bola antes que ela passe a rede; ou
  • h) A bola em jogo toca o jogador ou qualquer coisa que ele esteja usando ou carregando, exceto sua raquete; ou
  • i) A bola em jogo toca a raquete quando o jogador não está segurando-a; ou
  • j) O jogador deliberadamente e materialmente muda a forma de sua raquete enquanto a bola esteja em jogo; ou
  • k) Em duplas, ambos os jogadores tocam na bola na tentativa de retorná-la.

Vejam como é triste este ponto não valer nos dias de hoje… meu irmão me passou este vídeo e eu respondi na hora dizendo ser uma pena não valer. Por isso lembrei desta situação para mostrar a regra hoje.

 

 

 

Creative Commons License

5 comments

  1. Claudio Vinícius /

    Interessante o tópico, inclusive me levou a ler rapidamente as regras do link e a n. 25 me deixou com uma dúvida e até agora não encontrei uma resposta convincente na web: caso eu mande uma bola com efeito e esta passe para o lado oposto, encoste no solo e retorne para o meu lado da quadra, sem que o outro jogador encoste na bola e eu também não encoste qdo ela voltar, o ponto é meu ou dele? Agradeço desde já qq manifestação. Abraços!

    • Claudio,

      Nessa situação o ponto será seu pois o oponente não tocou a bola antes de um segundo kick.
      Você pode ler a regra 24 e 25 (http://www.fbtenis.com.br/docs/regrasFBT.pdf). Específicamente 24.B e a 25.B.
      A primeira diz:

      O Jogador perde o ponto se:
      24 b) O jogador não consegue retornar a bola em jogo antes que ela pique duas vezes consecutivamente;

      A segunda diz:

      É um bom retorno se:
      b) Após a bola em jogo tocar o solo no lado correto e com efeito voltar sobre a rede, o jogador alcance a bola sobre a
      rede e joga a bola na quadra correta desde que não quebre a regra 24;

      Vou pesquisar se tem uma jogada dessas em vídeo de torneios profissionais para exemplificar. Obrigado pela participação!

  2. Opa achei esta jogada de Gonzales x Del Potro.

  3. A bola fica presa na raquete(no triângulo ou coração). Qual a regra?
    Obrigado

    • Neste caso seria o mesmo que tocar 2 vezes na bola.
      Conhece o movimento da colher com a raquete? Aquele que o tenista “mata” a bola na raquete. Este é o mesmo caso.

      Não é permitido… perde o ponto.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Se eu botar efeito e a bola voltar para minha quadra, ponto meu? - [...] Posted by Robson Ximenes in Curiosidades, Dúvidas, Featured, Que jogada!!! | 0 comments O leitor Claudio Vinícius …

Leave a Reply

Notifique-me de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.

- nice8 - top5